Leia o conteúdo do nosso blog na sua língua pátria

Ditos dos Padres do Deserto

Queridos internautas,

Sempre que possível estaremos postando algum dito dos padres do deserto, homens e mulheres cheios de Deus, pessoas dispostas a deixar tudo em nome de Deus, mas, quem são e por que padres do deserto?

Bem, os padres do deserto foram homens e mulheres que viveram de forma eremita, alguns sozinho e outros em comunidades no deserto. Além de deserto significar o local aonde eles estavam é também o estado que eles sempre procuravam, ou seja, deserto para eles era: se desapegarem na forma de pensar, de sentir, de agir, não pra serem alienados, mas, para cada vez se moldarem a Cristo, no amor, na oração , nas vigílias, e no jejum.


São João Clímaco


Syncletica, Mãe do Deserto, disse:"Há muitos que vivem nas montanhas e se comportam como se estivessem na cidade; e eles estão perdendo seu tempo. É possível ser solitário em sua própria mente, mesmo no meio de uma multidão e é possível para um solitário viver na multidão de seus próprios pensamentos."

Fonte: http://www.padresdodeserto.net/index.html
Maceió, 21/09/2010



Sto. Evágrio

"Os demônios te vêem cheio de ardor pela verdadeira oração? Eles te sugerem, então, o pensamento de certas coisas, que te apresentam como necessárias. Depois, não tardam a avivar a lembrança que a elas se liga, levando a inteligência a procurá-las. A inteligência não as encontra, entristece-se profundamente e se aflige. Chegado o momento da oração, eles devolvem então à memória os objetos de suas buscas e de suas lembranças; assim, enfraquecida por essas associações, ela não, vai conseguir realizar a oração proveitosa."

"Dito nº 10 de Santo Evágrio"

Fonte: http://www.padresdodeserto.net/index.html
Maceió, 26/09/2010



São Bento

"Perguntaram ao Pai Ammonas: «Qual é o caminho estreito e apertado?» (Mt 7,14). Ele respondeu: «O caminho estreito e apertado é este, controlar seus pensamentos e despojar-se de sua própria vontade por amor de Deus». Também isto é o significado da sentença: «Senhor, eis que deixamos tudo e te seguimos.» (Mt 19, 27)"

"Dito nº 1 de Pai Ammonas

Fonte:http://www.ecclesia.com.br
Maceió, 10/10/2010

___________________




Das Confissões de Santo Agostinho (354-430), Bispo e Doutor da Igreja:

Tarde Te amei, ó Beleza tão antiga e tão nova! Tarde demais eu Te amei! Eis que habitavas dentro de mim e eu Te procurava do lado de fora! Eu, disforme, lançava-me sobre as belas formas das Tuas criaturas. Estavas comigo, mas eu não estava Contigo. Retinham-me longe de Ti as Tuas criaturas, que não existiriam se em Ti não existissem. Tu me chamaste, o Teu grito rompeu a minha surdez. Fulguraste e brilhaste e Tua luz afugentou a minha cegueira. Espargiste a Tua fragrância e, respirando-a, suspirei por Ti. Eu Te saboreei, e agora tenho fome e sede de Ti. Tu me tocaste e agora estou ardendo no desejo da Tua paz.
Quando estiver unido a Ti com todo o meu ser, não mais sentirei dor ou cansaço. A minha vida será verdadeiramente vida, toda plena de Ti. Tu alivias aqueles a quem plenamente satisfazes. Não estando ainda repleto de Ti, sou um peso para mim mesmo. As minhas alegrias, que deveriam ser choradas, contrastam em mim com as tristezas, que deveriam causar-me júbilo, e ignoro de que lado está a vitória. Falsas tristezas pelejam em mim contra as verdadeiras alegrias, e não sei quem vencerá. Ai de mim! «Tem piedade de mim, Senhor!» (Sl 30, 10). Ai de mim! Vês que não escondo as minhas chagas. Tu és o médico, eu sou o enfermo. Tu és misericordioso e eu sou miserável.