Leia o conteúdo do nosso blog na sua língua pátria

A Palavra de nosso Papa





Vale a pena ler este artigo, sobretudo pra quem trabalha
com música ou qualquer outro tipo de arte dentro da nossa
igreja católica.

Extraído da

EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL SACRAMENTUM CARITATIS
DE SUA SANTIDADE BENTO XVI AO EPISCOPADO, AO CLERO ÀS PESSOAS
CONSAGRADAS E AOS FIÉIS LEIGOS SOBRE A EUCARISTIA
FONTE E ÁPICE DA VIDA E DA MISSÃO DA IGREJA.

Arte ao serviço da celebração

41. A profunda ligação entre a beleza e a liturgia deve levar-nos a considerar atentamente todas as expressões artísticas colocadas ao serviço da celebração.(122) Uma componente importante da arte sacra é, sem dúvida, a arquitectura das igrejas,(123) nas quais há-de sobressair a coerência entre os elementos próprios do presbitério: altar, crucifixo, sacrário, ambão, cadeira. A este respeito, tenha-se presente que a finalidade da arquitectura sacra é oferecer à Igreja que celebra os mistérios de fé, especialmente a Eucaristia, o espaço mais idóneo para uma condigna realização da sua acção litúrgica; (124) de facto, a natureza do templo cristão define-se precisamente pela acção litúrgica, a qual implica a reunião dos fiéis (ecclesia), que são as pedras vivas do templo (1 Pd 2, 5).

O mesmo princípio vale para toda a arte sacra em geral, especialmente para a pintura e a escultura, devendo a iconografia religiosa ser orientada para a mistagogia sacramental. Um conhecimento profundo das formas que a arte sacra conseguiu produzir, ao longo dos séculos, pode ser de grande ajuda para quem tenha a responsabilidade de chamar arquitectos e artistas para comissionar-lhes obras de arte destinadas à acção litúrgica; por isso, é indispensável que, na formação dos seminaristas e dos sacerdotes, se inclua, entre as disciplinas importantes, a História da Arte com especial referimento aos edifícios de culto à luz das normas litúrgicas. Enfim, é necessário que, em tudo quanto tenha a ver com a Eucaristia, haja gosto pela beleza; dever-se-á ter respeito e cuidado também pelos paramentos, as alfaias, os vasos sagrados, para que, interligados de forma orgânica e ordenada, alimentem o enlevo pelo mistério de Deus, manifestem a unidade da fé e reforcem a devoção.(125)

O canto litúrgico

42. Na arte da celebração, ocupa lugar de destaque o canto litúrgico.(126) Com razão afirma Santo Agostinho, num famoso sermão: « O homem novo conhece o cântico novo. O cântico é uma manifestação de alegria e, se considerarmos melhor, um sinal de amor ».(127) O povo de Deus, reunido para a celebração, canta os louvores de Deus. Na sua história bimilenária, a Igreja criou, e continua a criar, música e cânticos que constituem um património de fé e amor que não se deve perder. Verdadeiramente, em liturgia, não podemos dizer que tanto vale um cântico como outro; a propósito, é necessário evitar a improvisação genérica ou a introdução de géneros musicais que não respeitem o sentido da liturgia. Enquanto elemento litúrgico, o canto deve integrar-se na forma própria da celebração; (128) consequentemente, tudo — no texto, na melodia, na execução — deve corresponder ao sentido do mistério celebrado, às várias partes do rito e aos diferentes tempos litúrgicos.(129) Enfim, embora tendo em conta as distintas orientações e as diferentes e amplamente louváveis tradições, desejo — como foi pedido pelos padres sinodais — que se valorize adequadamente o canto gregoriano,(130) como canto próprio da liturgia romana.(131)


Fonte: Site Oficial da santa sé:http://www.vatican.va



Missa com BEATIFICAÇÃO
O John Henry Newman Venerável Cardeal

HOMILIA DE SUA SANTIDADE BENTO XVI

Cofton Park, Rednal - Birmingham
Domingo 19 de setembro de 2010

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

Hoje é o dia que nos reuniu aqui em Birmingham é muito auspicioso. Em primeiro lugar, é o Dia do Senhor, Domingo, o dia em que nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou dos mortos e mudou para sempre o curso da história humana, dando nova vida e esperança para aqueles que vivem nas trevas e na sombra da morte. É por isso que os cristãos ao redor do mundo se reúnem neste dia para louvar e agradecer a Deus por grandes maravilhas que Ele tem para nós. Neste domingo especial também marca um momento significativo na vida da nação britânica, como é o dia escolhido para comemorar o 70 º aniversário da Batalha da Grã-Bretanha ". Para mim, que tenho vivido e sofrido ao longo dos dias sombrios do regime nazista na Alemanha, é profundamente comovente estar com você nesta ocasião, e lembro como muitos de seus concidadãos, que sacrificaram as suas vidas, bravamente resistir às forças da ideologia do mal. Meu pensamento dirige-se particularmente nas proximidades de Coventry, que teve que sofrer como um bombardeio pesado e uma grande perda de vida em novembro de 1940. Setenta anos depois, lembramo-nos de vergonha e horror da quantidade terrível de morte e destruição que a guerra traz em sua esteira, e renovar nossa determinação em trabalhar pela paz e reconciliação em qualquer lugar onde a ameaça de conflito . Mas há outra razão, mais feliz porque este é um dia auspicioso para a Grã-Bretanha, Midlands e Birmingham. Éo dia em que vê o Cardeal John Henry Newman formalmente sobem aos altares e declarado beato.

Agradeço a Dom Bernard Longley para o tipo de boas-vindas que me dirigiu, esta manhã, início da Santa Missa Presto homenagem a todos aqueles que trabalharam duro por muitos anos para promover a causa do Cardeal Newman, incluindo os Padres do Oratório de Birmingham e da família espiritual Das Werk. E saudar todos aqueles que vêm aqui de todo o Reino Unido, Irlanda e noutros países, muito obrigado pela vossa presença nesta celebração, durante a qual damos glória e louvor a Deus pelas virtudes heróicas deste homem santo Inglês .

Inglaterra tem uma grande tradição dos Mártires, cujo testemunho corajoso apoiou e inspirou a comunidade católica local por séculos. No entanto, é certo e apropriado que nós reconhecemos hoje a santidade de um confessor, um filho desta nação que, embora não obrigada a pagar o seu sangue pelo Senhor, porém, deu um testemunho eloqüente durante uma longa vida dedicada ao ministério sacerdotes, Sobretudo na pregação, ensino e escritos. É digno de ocupar o seu lugar em uma longa trilha de santos e mestres destas ilhas, São Bede, Santa Hilda, Santo. Aelred Bendito Duns Scotus para citar alguns. Beáto John Henry, na tradição de ensino que tipo de sabedoria humana profunda e um profundo amor pelo Senhor deu fruto rico como um sinal da presença contínua do Espírito Santo ao coração do povo de Deus, trazendo os seus dons abundantes de santidade.

O lema do Cardeal Newman, Cor loquitur Ad Cor ", o coração fala ao coração" permite-nos penetrar em sua compreensão da vida cristã como uma chamada à santidade, vivida como o intenso desejo do coração humano a entrar em comunhão íntima com o Coração de Deus, Ele nos lembra que a fidelidade à oração faz-nos progressivamente na imagem divina. Como ele escreveu em um de seus sermões polido "o hábito da oração, é prática padrão para se voltar para Deus e o mundo invisível, em qualquer época e em qualquer lugar, em qualquer emergência, oração, por exemplo, tem o que pode ser chamado um efeito natural em espiritualizar e elevar a alma. Um homem não é mais o que era antes, aos poucos ...tem internalizado um novo sistema de idéias e tornou-se imbuído de princípios novos "(e Parochial Sermons Plain, IV, 230-231). O Evangelho de hoje nos diz que ninguém pode servir a dois senhores (cf. Lc 16,13), ensinando sobre a oração do Beato João Henrique explica como os fiéis cristãos serão colocados permanentemente a serviço do Mestre verdadeiro, que só tem o direito de nossa devoção incondicional (cf. Mt 23,10). Newman nos ajuda a entender o que isso significa em nossa vida diária nos diz que o nosso Divino Mestre foi atribuída uma tarefa específica para cada um de nós, um "serviço bem definidas, atribuídas apenas a cada indivíduo:" Eu tenho a minha missão - escreveu - são um elo de uma cadeia, uma ligação entre as pessoas. Ele não me criou para nada. Vou fazer o bem, vou fazer o seu trabalho, eu vou ser um anjo da paz, um pregador da verdade em minha casa ... Se eu obedecer seus mandamentos e servir a minha vocação "(Meditações e devoções, 301-2).

O serviço específico para o qual a Santíssima John Henry Newman foi chamado, a aplicação de seu intelecto sutil e sua caneta prolífico para muitos dos mais urgentes "assuntos do dia." Seus pensamentos sobre a relação entre fé e razão, sobre o espaço vital da religião revelada na sociedade civilizada, e da necessidade de uma abordagem ampla base de educação e de longo alcance, não só eram de extrema importância para a Inglaterra vitoriana, mas continua hoje para inspirar e iluminar ao redor do mundo. Quero prestar homenagem à sua visão da educação, que tanto tem feito para moldar o ethos 'que é a força subjacente às escolas e universidades para os católicos de hoje. Opor fortemente a qualquer abordagem reducionista ou utilitarista, tentou chegar a um ambiente educativo em que a disciplina intelectual, moral e compromisso com a religião continuar juntos. O projeto de fundar uma universidade católica na Irlanda, deu-lhe a oportunidade de desenvolver suas idéias sobre o tema ea coleção de discursos que ele publicou como a idéia de uma universidade contém um ideal que podemos aprender com as pessoas envolvidas no meio acadêmico . E, de fato, o melhor destino poderá propor professores de religião, exceto que o recurso famoso de Beáto John Henry para um leigo, inteligente, bem-educado, "Eu quero um leigo não arrogante, não erupção no discurso, não polémico, mas os homens que sabem sua religião, que virão, eles sabem exatamente onde você está, que sabem o que acredito e do que não acreditar, quem sabe seu credo tão bem para explicar, quem conhece a história tão bem que ele pode defender "(A presente posição dos católicos na Inglaterra, IX, 390). Hoje, quando o autor destas palavras é erigido altares, rezo para que através de sua intercessão e exemplo, aqueles que se dedicam à tarefa de ensino e catequese são inspirados por um esforço maior por sua visão, que tão claramente coloca diante de nós.

Enquanto o testamento intelectual de John Henry Newman foi um dos que, compreensivelmente, recebido mais atenção nas publicações vasta sobre sua vida e seu trabalho, eu prefiro, nesta ocasião, a concluir com uma breve reflexão sobre sua vida como sacerdote e pastor de almas . O calor e humanidade que estão subjacentes à apreciação do ministério pastoral são belamente expressas por outro de seus famosos discursos: "Se os anjos eram seus sacerdotes, queridos irmãos, não podiam participar em seus sofrimentos, nem coerente, nem razões de compaixão por você, ou tentar carinho para você e para encontrar para justificar, como podemos nós, não poderiam ser modelos e guias para você, e ter sido levado pelo seu velho homem para uma vida nova, como podem aqueles que vêm de seu próprio ambiente ("Os homens, não anjos: os Sacerdotes do Evangelho," Os discursos de congregações misto, 3). Ele viveu a visão profundamente humana do ministério sacerdotal no cuidado dedicado para as pessoas de Birmingham durante os anos em que fundou o Oratório, visitar os doentes e os pobres, confortando os necessitados, cuidando para aqueles que estavam na prisão. Não é de admirar que depois de sua morte milhares de pessoas colocadas em filas nas ruas do lugar, enquanto seu corpo foi levado para o enterro de meia milha daqui. Cento e vinte anos mais tarde, grandes multidões se reuniram novamente aqui para receber o reconhecimento formal da Igreja para a santidade excepcional deste amado pai do anime. Que melhor maneira de expressar a alegria deste momento, mas se voltar para o Pai Celestial nos agradecimentos sinceros, rezando com as palavras colocadas por Beáto John Henry Newman na boca do coro dos anjos no céu:

Louve a Ele que é bendito nas alturas
E louvado seja o abismo;
Bela em todas as suas palavras,
mas muito mais em todos os seus caminhos!
(O Sonho de Gerontius).

Maceió, 25/09/2010

Fonte: Site Oficial da santa sé:http://www.vatican.va